"Blogue direccionado a hedonistas, plebeus, diletantes, pedantes, mongolóides, escroques, pulhas, girondinos, jacobinos, pretensiosos, aristocratas, afectados, presunçosos, humildes, demagogos, medíocres e tudo!" - Bernardo Diniz de Alcoforado in "Noel Bouton de Chamilly já não mora aqui"

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Snicas














Ao contrário do que possam imaginar os seres pensantes do sul de Portugal, nomeadamente da metrópole, o que se encontra representado nesta imagem é um par de sapatilhas.

Ténis (em brasileiro Tênis), além de nos remeter homofonicamente para pénis, tem como origem o desporto com o mesmo nome.

"Os praticantes de cricket da costa leste dos E.U.A. começaram a utilizar esses calçados para praticar o esporte. Eram chamados de cricket sandals ou sneakers. Logo foram incorporados também nas quadras de tênis, esporte do qual adotaram o nome definitivo." in http://ihaa.com.br/tenis-origemhistoria-e-imagensfotos/

Ténis, meus caros, é um desporto, não um calçado. Sapatilha vem de sapato, origem etimológica óbvia e evidente.

Reduzir todo e qualquer calçado desportivo a um único desporto revela a riqueza de vocabulário e inteligência que vigora  abaixo do paralelo 40º N, só comparável à dum símio adulto. Se o desporto popular entre a elite alfacinha da altura fosse golfe, hoje usar-se-iam golfes, se fosse boccia, bem provável por sinal, hoje os frequentadores do Lux usariam boccias de 100 e 200 euros, se fosse...

Ao lisboeta letrado e bem falante que assistia aos primeiros torneios de ténis no país, no início do século XX, não lhe ocorreu resposta mais inteligente sobre o que calçariam aqueles homens que corriam no court do que ténis, pois claro! Como se chama aquilo que seguram na mão? E que trazem eles vestido? Como se chama o desporto? Ténis? Então eles calçam ténis, usam ténis, vestem ténis, falam ténis, comem ténis.

Uma pessoa não calça o que joga, isso é absolutamente idiota. Prova disso é que o mesmo apenas foi adoptado do outro lado do Atlântico.

Sem comentários:

Enviar um comentário