"Blogue direccionado a hedonistas, plebeus, diletantes, pedantes, mongolóides, escroques, pulhas, girondinos, jacobinos, pretensiosos, aristocratas, afectados, presunçosos, humildes, demagogos, medíocres e tudo!" - Bernardo Diniz de Alcoforado in "Noel Bouton de Chamilly já não mora aqui"

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Natividade




Está a chegar o Natal, esse nojo. Começam as luzinhas, as músicas, o "espírito natalício", que asco!


O Natal é, sem sombra de dúvidas, uma das celebrações mais idiotas que alguma vez o ser-humano concebeu.


Honrar o Sol eu percebo. Dá-nos vida e luz. Celebrar o vinho, claro que sim, o culto da ebriedade, desde Baco e Dionísio, é algo que se deve sempre celebrar. As colheitas, as estações, a chuva, a descoberta da electricidade, tudo isso eu pactuaria em festejar. Agora, festejar o nascimento de um "judeu palestiniano" (como diz um grande amigo meu) que pouco mais era que um hippie, ocupa, indignado (é como se diz agora não é?), a dar ares de osteopata, psicólogo e filósofo e que faleceu há mais de 2000 anos, para mim não faz qualquer sentido.


Como esse muitos outros morreram neste mundo e bem menos caretas. Para isso festeje-se a morte de Grigoriy Yefimovich Rasputin, que consta que nem com balas o mataram ou Elvis Presley, que até prova em contrário pode muito bem ter ressuscitado ao terceiro dia e ainda andar por aí (já muitos afirmaram tê-lo visto).


Já para não entrar pela polémica de podermos estar a festejar algo que nunca existiu, então aí qualquer coisa serviria para festejar o "espírito de Natal", sei lá, a morte do Capuchinho Vermelho (Encarnado se for de Lisboa), a morte e ressureição da Branca de Neve e os seus 7 apóstolos anões. Qualquer coisa. Mas, pronto, "não sei por onde vou, sei que não vou por aí." Apenas uma questão: e o Estado, não é laico?!"


Para complicar um pouco mais as coisas metemos ao barulho um tal de Pai Natal da Coca-Cola e substituimos (como aquele antigo sketch do Herman e Miguel Guilherme) o menino Jesus nas suas palhas por um velho que voa com as suas renas e distribui prendas em menos de 24h a 7 000 000 000 de pessoas em todo o mundo e que foi inventado por uma marca de refrigerantes. Maravilhoso! Foi o Pai Natal da Coca-Cola como podia ter sido o Fido-Dido da 7Up.


E assim gastamos o nosso dinheirinho a festejar algo que, a fazer algum sentido, é uma festa exclusivamente católica (os praticantes que a festejem como bem entenderem). As cidades  engalanam-se (bendita crise que cortou a eito) para o "espírito natalício", os centros comerciais passam as mesmas músicas idiotas o tempo todo, as empresas desejam boas festas aos seus colaboradores e clientes, organizam-se jantares, e reúnem-se famílias (algumas, tragicamente, não se chegam a reunir porque Nosso Senhor Jesus Cristo, que afinal faz anos, chama-as para junto de si).


Vomito nisto tudo e apesar de gostar das reuniões familiares e de amigos, elas, se sinceras, fazer-se-ão quer haja Natal ou não. Deixem as festas religiosas para quem de direito. Quanto ao Pai Natal, eu até prefiro 7Up. 


Excerto do poema de Guerra Junqueiro, "Parasitas":


E lembrei-me de vós, funâmbulos da Cruz,
Que andais pelo Universo há mil e tantos anos,
Exibindo, explorando, o corpo de Jesus.



5 comentários:

  1. Concordo com tudo e muito mais!

    O homem nem se quer existiu!

    ResponderEliminar
  2. FYI: Isso de ser a Coca-Cola a inventar o Pai Natal é um mito urbano... mas ok :P

    ResponderEliminar
  3. sim, claro q isso é um mito, a coca-cola apenas tornou popular a versão moderna do Pai Natal. MAs para o caso nem é isso que interessa.

    ResponderEliminar
  4. é no Natal, quase sempre a 21 de dezembro qe se da o solsticio de inverno.. (num dos polos deixa de se ver o sol, que renasce 3 dias depois).. Os romanos é que pronto, marcaram o 25 como se fosse a data do salvador da pátria..
    Como o Natal é a forma cristã de honrar o Sol, então n sejas contra e compra-me qqr coisa ahahh =P

    ResponderEliminar
  5. LOL!!! comprava se ainda estivesses entre nós... :p aliás, já te comprei uma mini coluna e tudo!!! que mais queres?!

    ResponderEliminar